As principais colaborações musicais de Lana Del Rey ao longo da carreira
por Lucas Ribeiro
Lana Del Rey já fez diversas colaborações musicais ao longo de sua carreira, desde rappers a artistas do country e rock. Sua última parceria,Tough, ao lado de Quavo, foi lançada nas últimas semanas.
A faixa mistura o trap com a sonoridade marcante de Lana, que também transita pelo gênero, marcando presença no Spotify global e se tornou um lançamento quentíssimo.
Inspirado pelo lançamento, convido você a relembrar algumas parcerias musicais da cantora. Coloque o fone e dê o play!
Summer Wine
A primeira colaboração marcante foi o cover de Summer Wine, canção originalmente gravada por Nancy Sinatra e Lee Hazlewood, na qual a cantora dividiu vocais com o ex namorado Barrie-James O’Neill. Apesar de não ter sido lançada oficialmente em nenhum álbum e de não estar disponível nas plataformas de streaming, a faixa conquistou os fãs e é uma das preferidas entre os admiradores do trabalho de Lana.
Lust for Life
Dueto com o cantor The Weeknd, a música foi incluída no álbum homônimo lançado em 2017. A letra traz muito da atmosfera explorada por Lana no álbum: se deixar envolver pela vida e descobrir que ela pode ser muito divertida com amor e desejo.
Este também foi o primeiro álbum de Lana a contar com colaborações creditadas de outros artistas, e são elas que dão continuidade à essa lista.
Summer Bummer
Gravada com A$AP Rocky e Playboi Carti, a canção foi o quarto single de Lust For Life e conta com influências do hip-hop e do trap. A letra fala de um amor sedutor no verão, tema recorrente nas composições de Lana.
Groupie Love
Na era Lust for Life, Lana afirmou que ela e A$AP Rocky fizeram algumas músicas para o álbum, mas escolheram as melhores para entrar na tracklist. Soubemos depois que eles gravaram 4 canções juntos, mas apenas 2 foram lançadas no disco. Groupie Love é a faixa que sucede Summer Bummer e fala sobre o amor de um casal que vive na estrada, vivendo uma vida de fã e artista em um relacionamento amoroso. Na letra podemos ver a mensagem que Lana trouxe no álbum: a vontade de viver intensamente; “ Pegando nossos sonhos e os transformando em realidade. Isso é como mágica, amor, a vida não é maravilhosa?” Os versos de A$AP reforçam o amor e a intensidade da relação em uma melodia com batidas de trap.
Beautiful People, Beautiful Problems
A parceria com Stevie Nicks surgiu após Lana decidir colocar uma mulher como convidada no álbum, e em conversas com o produtor Rick Nowels, chegaram na escolha de Stevie. A faixa é rica em influências da banda Fleetwood Mac, a qual Stevie Nicks foi a icônica vocalista principal. A letra traz reflexões profundas sobre os problemas que todos vivemos e como levamos a vida a partir deles.
Tomorrow Never Came
Nesta faixa, Lana apresenta uma atmosfera setentista romântica, trazendo à memória algo que remete aos anos 70, época de destaque para o movimento hippie, que teve John Lennon como figura marcante. Quem divide os vocais com Lana é Sean Ono Lennon, o filho de Lennon e Yoko Ono, que são citados na letra, onde Lana se refere ao curioso fato de agora estar cantando com Sean enquanto referência aos pais dele. Na canção, Lana e Sean retratam uma decepção amorosa que nunca foi superada pelo tempo.
Dealer
Um álbum conjunto de Lana e o The Last Shadow Puppets foi planejado em 2017, em que a cantora trabalhou em canções com Miles Kane e Alex Turner, mas o projeto foi engavetado. Porém, no álbum Blue Banisters, a colaboração que conta com vocais de Kane foi incluída na tracklist e lançada oficialmente. A canção conta com vocais fortes e foi muito bem aceita pelos fãs.
Candy Necklace
Did you know that there’s a tunnel under Ocean Boulevard é outro álbum com muitas colaborações. O dueto com Jon Batiste é um dos destaques deste trabalho da cantora e tem uma sonoridade profunda e intensa. Lana ecoa sua voz falando sobre um relacionamento que não a fez bem. A harmonia entre as vozes de Lana e Jon é de arrepiar, vale ouvir com atenção cada nota da música.
Let the Light in
Colaboração produzida por Drew Erickson, Mike Hermosa e a própria Lana Del Rey, a faixa conta com a parceria de Father John Misty e traz elementos setentistas com ritmo de violão e bateria contagiantes. A música trata sobre um relacionamento amoroso entre a cantora e outro cantor numa relação extraconjugal. A canção se tornou uma das favoritas entre os fãs.
Margaret
Mais uma colaboração com Bleacher, banda de Jack Antonoff, a faixa é intitulada pela esposa do produtor, Margaret Qualley, com quem ele se casou em 2023. A música apresenta a perspectiva de um amor verdadeiro, à primeira vista.
Snow on the Beach
Produzida por Jack Antonoff e presente no penúltimo álbum de Taylor Swift, a parceria com Lana traz a amizade da vida pessoal para o estúdio. A faixa ganhou duas versões, já que a versão lançada na edição standard do Midnights (2022) contou apenas com Lana nos backing vocals e na composição, o que fez o público pedir por uma versão com mais vocais de Del Rey, sendo lançada em 2023 em uma edição super deluxe do álbum. A versão foi creditada como “feat. more Lana Del Rey”, em que Lana toma conta de um verso inteiro na música e tem vocais bem mais presentes ao longo do refrão.
Lana Del Rey é uma das cantoras mais ativas da atualidade, sempre surpreendendo os fãs com lançamentos constantes e experimentação em vários estilos musicais e perspectivas líricas diferentes, e isso se reflete também nas suas colaborações. Independente se você prefere hip hop, baladas de piano ou rock alternativo, há uma colaboração da Lana que você vai se apaixonar. Com o próximo álbum da cantora chegando, abre a possibilidade para novas colaborações. Com quem você gostaria que a Lana trabalhasse?