SNL × Lana Del Rey: Os resquícios de uma apresentação que quase destruiu sua carreira.

Pouco tempo após o lançamento do seu single de estreia, o programa humorístico Saturday Night Live que costuma chamar celebridades para se apresentar, convidou Lana Del Rey, que até então estava dando os primeiros passos na sua carreira para cantar seus singles Video Games e Blue Jeans para a TV aberta. Lana aceitou o convite, se apresentando no dia 14 de janeiro de 2012. Mas o que ela não esperava era como isso traria um choque logo no início da sua carreira, que poderia ter sido difícil de se recuperar.

Lana Del Rey nos bastidores do programa.

Devido ao nervosismo de estreante, Lana se apresentou sem jeito, aparentando estar apreensiva. Logo após o fim do programa, Lana acabou sendo criticada pela mídia especializada e pela Internet, que não mediu esforços para piorar a situação. A cantora estava começando sua carreira após anos lutando por este alvo, mas a mídia cruel não se importou com isso, e passou a dizer que Lana era apenas uma artista fabricada e sem talento. Em fevereiro de 2012, ela deu uma entrevista para a revista Rolling Stone EUA, onde comentou sobre a apresentação:

“Fico nervosa. Não sou uma performer ou uma exibicionista nata. Quando era mais jovem, eu odiava estar em foco, fazia-me sentir estranha. Há repercussão sobre tudo que eu faço. Não é novidade.”

Lana não deixou se abater e logo provou seu talento com seu disco de estreia Born To Die, lançado em 30 de janeiro do mesmo ano. O disco foi um sucesso entre o público, que se sentiu atraído pela estética e letras da cantora, também entrou na lista de melhores álbuns do ano, pelos veículos de imprensa. Lana abriu espaço no pop mainstream para o pop sombrio e barroco, pavimentando todo um nicho na música. E desde então, Lana provou que a opinião contrária não definiria quem ela é. Há mais de 10 anos desde sua estreia, Lana exala seu talento, poesia e lirismo em seus álbuns e em sua arte em totalidade.

Mas até onde vai o preconceito para com Lana? Recentemente, foi revelado que um dos votantes da premiação GRAMMYs não levava Lana a sério por conta da sua apresentação que ocorreu há mais de 10 anos.

Atualmente, Lana revelou que evita se apresentar em programas de TV e fazer longas turnês pela insegurança gerada após este episódio:

“Acho que fiz umas duas apresentações na TV? Talvez isso seja outra coisa que eu pretenda desenvolver mais, como fazer turnês. E não me interpretem mal. Excursionei por nove anos da minha vida. Foi sem parar. Foi difícil. E nunca senti estar no momento certo para a TV. Talvez agora, mesmo que não me sentisse confiante, eu faria isso de qualquer maneira. Mas havia uma razão para não me sentir confiante.” (Trecho da entrevista ao The Hollywood Reporter)

Na sua icônica passagem pelo Coachella, Lana usou um holograma e também um outdoor fazendo referência à sua apresentação no programa. Mostrando assim que não se envergonha de sua performance, mas que preza pela sua verdadeira essência, como ela mesma disse na faixa Its dark but just a game do álbum Chemtrails over the country club:

“Continuamos mudando o tempo todo. As melhores pessoas enlouqueceram. Então, eu não vou mudar, eu vou continuar a mesma.”


Deixe um comentário